segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

MARANHÃO UMA CULTURA MAIS QUE NORDESTINA


A cidade de São Luiz, no Maranhão é histórica por natureza. Tanta história resultou em um centro histórico sensacional, que tem uma área de 220 hectares que conserva mais de 2.500 imóveis tombados pelo patrimônio histórico estadual e pelo IPHAN. A capital do Maranhão já foi declarada Patrimônio Mundial em 1997 pelo seu conjunto arquitetônico que mistura o estilo colonial português com o clima brasileiro.
Pessoalmente acho um dos estados mais lindos do Brasil, até porque lembra-me muito meu amado Portugal.
Os prédios arquitetônicos se dividem entre casas térreas, sobrados e solares. Os sobrados têm quatro pavimentos e geralmente no térreo há algum estabelecimento comercial. Já os solares possuem detalhes mais refinados e as casas térreas tem várias classificações como morada inteira ou meia morada.
O destaque nas construções fica por conta do Convento das Mercês, a Casa das Tulhas, as igrejas do Rosário e do Desterro, a Casa das Minas, das Fontes e das Pedras, o Teatro Artur Azevedo e o Palácio dos Leões que é a sede do governo do estado do Maranhão.

Todos os prédios do centro histórico de São Luiz são datados dos séculos XVIII e XIX, período esse do auge da cidade com a exportação do algodão e arroz. A cidade era um dos quatro centros comerciais brasileiros mais importantes.
São Luiz também é conhecido como a “Cidade dos Azulejos”, já que a maior parte dos edifícios e construção que você verá foi revestida com azulejos por conta do clima úmido da cidade, que certamente danificaria as construções. Por onde quer que você vá ao centro histórico do São Luiz você verá as belas fachadas decoradas com os azulejos portugueses.


FONTES DO GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO

MAIS INFORMAÇÕES CLIQUE AQUI

Um comentário:

Guerreiro Antonio disse...

Onde estão as fotos do centro histórico??
Clarissa